
Seminário
Imagem Gentilmente cedida pelo pintor Óscar Almeida
Ética Aplicada à Proteção Social
28 de Setembro de 2018
Ética Aplicada à Proteção Social
A Ética como reflexão fundamental sobre valores e preceitos morais num dado espaço-tempo permite perspetivar a ação e aquele que age sob o prisma exigente da responsabilidade e da reflexividade. Uma responsabilidade que se afirma como componente intrínseca da ação e da alteridade que a mesma comporta. Uma reflexividade que corresponde à exigência fundamental de SER e de responder coerentemente ao apelo do Outro.
Assim, não somente a ética se constitui como a dimensão mais significativamente humana, como se objetiva ou aplica nas diversas dimensões que dão forma e conteúdo à ação, nomeadamente no domínio profissional. Neste, não basta pois a defesa de um conjunto de ideais e o cumprimento estrito de normas e preceitos, mas também a ponderação de meios e de fins a atingir com a ação, redefinindo, se necessário, as fronteiras do possível em confronto com as fronteiras do desejável (ética de responsabilidade).
No âmbito da intervenção e proteção social em particular a consciencialização sobre as dimensões e as consequências das decisões tomadas e do juízo ético que implicam, permite sublinhar, desde logo, a profunda articulação entre a prática profissional e os contextos políticos, legislativos e socio-organizacionais nos quais tais decisões têm lugar, sem esquecer a reflexividade dos profissionais face a fronteiras axiológicas e normativas cada vez mais incertas e plurais.
ORGANIZAÇÃO
A Comissão de Organização :
Clara Cruz Santos
Cristina Pinto Albuquerque
Cristiana Almeida
Gabriela Barbatti
Jacqueline Marques
Joana Guerra
Helena Neves Almeida
Helena Reis Amaro da Luz
Rosa da Primavera
Vanessa Cristina Nunes
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|
CONTACTO
Para outras perguntas e comentários, por favor, envie-nos um email.